sábado, 26 de janeiro de 2008

...E o Vento Levou (1939)


Ok, Ok, você pode perguntar: “...E o Vento Levou? Mas pra quê desperdiçar um post com esse filme, afinal, quem nunca o assistiu?” Bem, justamente por esse último comentário que ele merece o primeiro post. Com um vencedor de 10 Oscars e com uma bilheteria, em valores atualizados, de 2,6 bilhões de dólares (Titanic, who?!), não tem nem o que discutir, ele terá sempre o seu espaço.
Pois bem, vamos lá!

Primeiramente a ficha técnica:
Título Original: Gone With The Wind
Ano de Lançamento (EUA): 1939
Tempo
de Duração: 241 minutos (isso mesmo, 4 horas!)
Direção: Victor Fleming
(o mesmo de tantos outros como O Mágico de Oz, Marujo Intrépido, etc.)

Quem nunca assistiu, viu ao menos uma parte ou pelos menos ouviu falar em ...E o Vento Levou? Baseado num romance de Margareth Mitchell (que dizem as más línguas teria se inspirado na mãe do presidente americano Theodore Roosevelt para caracterizar a personagem Scarlett), o filme se passa em meio a Guerra Civil Americana e a posterior reconstrução do país, sob um aspecto sulista e acompanhando as peripécias de sua protagonista em alcançar seus objetivos.

Na época das filmagens foi um verdadeiro estardalhaço conseguir finalizar a produção. Um tal de entra e sai de roteiristas e diretores (a maioria não creditados), quilômetros de filme gravados (mais de 28 horas). Mas nada disso interfere na beleza e qualidade da película.

Os diálogos são lembrados na ponta da língua; a atuação excepcional dos atores coadjuvantes, de Clark Gable e principalmente de Vivien Leigh como Scarlett O'Hara, mimada e manipuladora, que até hoje nos encanta por tamanha qualidade, afinal ela era Scarlett realmente; a direção de arte impecável, enfim um filme que marcou gerações.

...E o Vento Levou certamente não é a obra-prima do cinema americano, mas definitivamente é o filme ‘Hollywoodiano’ mais popular de todos os tempos, seja pelo glamour, pelos excessos da produção e mitos envolvendo a sua realização. Tudo isso o imortalizou, tornando um dos filmes mais amados do cinema.

"As God as my witness they're not going to lick me. I'm going to live through this, and when it's all over I'll never be hungry again. No, nor any of my folk. If I have to lie, steal, cheat or kill; as God as my witness, I'll never be hungry again." - Scarlett.

Au revoir, mates


Blanche.

18 Comments:

BLOGDOED said...

oLÁ!

Espero que vc a esta altura ja tenha visto o excelente 7o selo.

Quanto à ...E o vento levou, é um excelente filme sim, ma não entre entre os meus 10 mais.

Vou adicionar você aos meus links e vou postar agora minha lista dos 10 mais do cinema.

Espero seu comentário lá, ok?

Bjos.

p.s.: Não curto citações em outras línguas em blog pois acho que restringe a informação a quem as fala.

Bjos

Celeste Garcia said...

Faz muito tempo que vi esse filme. Se não me engano, eu vi ele no Telecine Classic...
Eu, sinceramente, não me lembro muito do enredo, mas me recordo dos vestidos altamente pomposos e do cenário riquíssimo em detalhes, cheio de glamour.

E então, logo seremos mais duas jornalistas neste 'marzão de focas' +D !

Muito obrigada pela visita e volte sempre :)

Feänor said...

Hmm... Não sabia de toda essa mitologia própria do filme envolvendo sua produção. Creio que isso dá um sabor especial pro produto final - ao menos na minha opinião.

Também não tinha a menor idéia de que o filme transcorria durante a Guerra da Secessão. Tenho um grande interesse por este período histórico, o que é uma feliz coincidência.

Acho que vou dar uma chance ao filme... Até porque, vem aí o carnaval, e eu sempre tenho muito tempo livre durante esta nefasta época festiva...

(Em outras palavras: Parabéns, señorita Blanche, conseguiu me convencer rs)


Ah, e señorita Norma... Sobre sua pergunta:

O meu filme preferido, o Final Fantasy Advent Children, é um filme feito inteiramente em computação gráfica - em CG - e é produzido pela Square. Lembra do Final Fantasy que passou nos cinemas daqui? Então, a qualidade gráfica é similar. Mas não confunda... Apesar do nome, um não tem anda a ver com o outro.

O filme é a continuação do jogo "Final Fantasy VII". Final Fantasy é uma linha de RPGs da Squaresoft (e agora, Square-Enix) muito bem sucedida, e sempre que um novo final fantasy é lançado, filas kilométricas são formadas no Japão e em outros locais do mundo para adquirí-los.

O final fantasy VII (jogo de playstation 1) é o mais famoso de todos os final fantasys, e é o mais aclamado pelos fans. O amor por esse jogo específico da parte dos fãs era tão grande, e a insistência tão... bem, insistente... por uma continuação, que a Square decidiu ceder (e isso é um milagre, porque até então, a Square não fazia continuações de seus jogos).

Mas, ao invés de um novo jogo, resolveram fazer uma animação curta de uns 20 minutos com gráficos em CG. Só que o rebuliço causado por essa notícia foi tão grande, que no fim das contas acabaram produzindo um filme mesmo de mais de 1 hora e meia...

O filme é a continuação direta dos eventos do jogo, e não há explicação de nada. Por exemplo, os personagens surgem e não há nenhuma espécie de "apresentação". É um filme feito para aqueles que jogaram o jogo, portanto existe a presunção de que tais coisas são desnecessárias. Isso é ÓTIMO, porque não há enrolação NENHUMA e a trama se desenrola com muito mais fluidez. E o filme, por ser eminentemente de ação, precisa desse dinamismo.

A crítica caiu matando em cima do filme... Mas era fácil perceber, pelos comentários, que nenhum deles jogou de fato o jogo. Daí, fica parecendo mesmo uma coisa desconexa sem roteiro nem planejamento...

Meus amigos assistiram, e deles, os que nunca jogaram o jogo não gostaram porque não entenderam nada. Já os que jogaram... Alguns deles até choraram... Eu confesso que quase chorei também.

Enfim, eu não recomendo caso não tenha jogado o jogo, a não ser que você seja mega-fã de filmes de ação e de computação gráfica, porque as cenas de luta são excelentes - e nessa parte, todos que assistiram concordaram.

Acho que você vai gostar mais do "Máscara da Ilusão". É do gênio Neil Gaiman (o mesmo do Stardust e do Beowulf, mas que é mais conhecido pelas HQs "Sandman" e pelos muitos livros que ele lança) em conjunto com David Mackean, um ilustrador que mais parece um mago...

http://www.mckean-art.co.uk/ - Site do Mckean

Gostei mais dele do que do Labirinto de Fauno... Mas isso é muito pessoal hehe

Desculpa pelo post enorme :S

Bjs, meninas! Continuem com o excelente blog que eu vou precisar de boas recomendações este ano! (mandarei as minhas pra vocês também...)

Anônimo said...

hihihi, essa porra escreve mucho bien, te amo, porra! :D

Anônimo said...

muitoo booom seu blog ó nota 10
::::VLW::::

Bernardo Lima said...

bom post, apesar do assunto ser batido...
acredite ou não, já ouvi mt falar, mas nunca o vi...
vlw e sucesso para teu blog!

Marcos Lima said...

Pra falar a verdade, eu nunca assisti "...E o Vento Levou"
Mas o sucesso é tão estrondoso, q fika ateh difícil imaginar a sociedade atual sem esse filme!!

Romance em meio à guerra!!
Totalmente "clean"...

Vlw pelo comentário lá no Senhor do Tempo: visite sempre!!

Anônimo said...

pode ter certeza, eu nunca vi esse filme rs
Mas amei o que vc falou dele, não me deu vontade de ver, mas amei sua "reportagem" rs
tah muito maneiro seu blog, dei uma passadinha nos outros posts e amei
bjoOs

Máriana said...

Gsotei muito de tudo por aqui. (:
Você escreve muito bem.
Parabéns ok!?

Sim,eu conheço esse filme,acho que já assisti com meus pais uma vez.Mas não me lembro muito bem.
Muito bom.

beijO*

Natália said...

entro no grupo dos que nunca viram, mas ja ouviram falar (pra nao ter ouvido falar, só sendo surdo!!!)

fiquei curiosa p ver agora!

gostei do blog!

abçs!!

Otávio B. said...

O clássico dos clássicos, esse...4 horas muito bem aproveitadas, cheia de romance, amor e a classe do Gable...

abraços

http://espadadotemplario.blogspot.com/

blog said...

É um clássico.
Pouco há a dizer (de novo) sobre ele, mas sim sobre Gable, cuja figura vai aos poucos sendo desmistificada.
Canastra que encontrou em Marilyn sua parceira ideal, sob os olhos de Huston.

O filme é grande.
Sem trocadilhos.

Pedro Henrique said...

Clássico. Não apenas pela importância dele, mas por ser um filme muito bom de se assistir.

Ótimo blog o seu! Creio que voltarei mais vezes por aqui pra dar uma olhada!

Danilo Moreira said...

Ja assisti esse filme, mas nao todo.

É, sem duvida, um clásico.

Os filmes americanos mais antigos tinham esse glamour todo ainda q o cenário fosse uma guerra. As sinto sinto falta de um pouco disso nos filmes de hj, mesmo sendo de época.

Abçs

Osmar Mesquita said...

ja ouvi muito fala desse assunto...
mais nunca assisti..
parabens pelo blog moça...


http://bombadigital.blogspot.com/

César Schuler said...

faz taaaanto tempo que eu vi esse filme, a única coisa que lembro é nome dele xD

cleberh2006 said...

Olá td bem???

Não dá para acreditar que a galera nunca tenha assistido E o vento levou. Putz, acho que tô ficando meio velho.

Me lembro quando o filme passava na Globo e msm pela trigésima vez minha irmã assistia e eu pegava de tabela, o filme é enorme disso eu lembro.

Ahhhh, lembro tbm da dublagem da mucama da Scarlet (não sei se eh assim que se escreve) era muito engraçada.

O filme realmente é muito bom, eu só não sabia que era tão antigo. Pois eh, axo que tô realmente ficando muito velho rsrsrssr.

Parabéns pelo blog, adoro cinema tbm. Aguardo por posts de filmes mais recentes tbm. Flws.

Acesse o meu>>>> www.territorioomega.blogspot.com

Isabela said...

o melhor filme do cinema, um clássico, com toda a força da palavra classico!