segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile )




Bem, vamos lá!
Primeiramente, como de praxe, a ficha técnica:
Gênero: Drama
Diretor: Cristian Mungiu
Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2007
País de Origem: Romênia

Palavras-chave para definir o filme?
Cru, denso e principalmente, realista.

A história se desenrola em meio a uma Romênia, no final do decadente regime comunista na Europa, de 1987. Duas amigas que dividem um alojamento estudantil planejam o aborto de uma delas em meio a um cenário desolador, com poucos recursos e marcadas pelo medo de serem descobertas. Não se trata de uma história de heroínas, muito menos de rebeldes. Trata-se da realidade crua em tempos ditatoriais, onde os cidadãos, coagidos pelo Estado, são tratados até mesmo por uma recepcionista de hotel, como se pode observar no filme, de modo grosseiramente autoritário.

É um filme pesado e a questão não é levantar discussões acaloradas sobre um tema altamente polêmico, como é o aborto, mas sim, passar-nos o fato e esse é o seu impacto.

Segundo o diretor, que está incluído no projeto denominado “Tales from the Golden Age”, que consiste em mostrar, através de filmes, lendas urbanas do período ocorridas durante o comunismo no país, a história passada no filme foi baseada em acontecimentos reais.

Vencedor da Palma de Ouro e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Cannes em 2007 merecidamente.
O cinema romeno está vindo com tudo.

¡Hasta la vista, amigos!
Blanche.

24 Comments:

Seu Hélio said...

Nossa! Cinema romeno! Que legal... Agradeço a sua pessoa por destacar tamanha origem desconhecida. Eu acredito que o leste europeu tem algo a mais a oferecer do que lhes é oferecido atualmente. Principalmente por terem sido periferia da extinta União Soviética e linha de frente no embate ao capitalismo ocidental... Além disso, gosto do tema de ditaduras e autoritarismo, por neles enxergar o extremo das amarras do Estado, que devendo nos representar, nos reprime.

http://www.auquemia.blogpsot.com

Volúptas said...

esse filme parece ser bom, mas bem forte. valeu pela dica cara.

by voluptas

Ricardo Cazarino said...

como sempre altas dicas do blog!!!

Osmar Mesquita said...

esse filme dizem que e bem emocionante...
kero ver..
muito boa a dica..
parabens


http://bombadigital.blogspot.com/

Central Blogs said...

muito legal as dicas de filmes !

cadastre seu blog lá no
www.centralblogs.com.br

Anônimo said...

Bela resenha do fime. Deu vontade de assistir.

César Schuler said...

esses filmes de países estranhos são sempre muito bons, rsrs

Gustavo Ban. said...

Filme que parece ser muito emocionante
valeu pela dica .

(:

Giovanna Baunilha said...

Deve ser um filme bem legal!
gostei do post e do blog em si.
parabens. bjs :*

Lalo Oliveira said...

É um excelente tema.

Helmut said...

só de ler aqui, fiquei com vontade de ver :-)

february star said...

sabe que tu me fez pensar agora?

será que ela deu?

Jay said...

nossa...um filme romeno, acho que nunca vi um, mas esse parece ser muito bom, envolve uma coisa que gosto bastante de "estudar", que é o comunismo e regimes ditatoriais.
Tem o link pra baixar esse tb??

Otávio B. said...

Estou de volta aqui, moça...Devo dizer, antes de mais nada que esse teu gosto por cinema pouco convencional é maravilhoso, e fico feliz demais por saber que vc não vai com aqueles que acham que só existe hollywood no mundo!!

E bem, qualquer filme sobre comunismo é algo pesado, triste, autoritário....Mais uma indicação sua pra encomendar do videoclube!

beijos

http://espadadotemplario.blogspot.com/

Geovani Martins said...

Sabe que deu até vontade de assistir

february star said...

eu acho que não...ela não teria coragem o.O

hahahaha

ok, vou ler seu post agora, hahaha

february star said...

amo filmes crus e pesados =)

fiquei curiosa

Anônimo said...

Fiquei com vontade de assistir o filme!
Ótimas dicas, ótimo blog!!!

o'Ricci said...

não conheço tantos filmes romenos assim... Francamente, não conheço nenhum, ao menos que eu me lembre, mas a crítica que você fez é instigante o suficiente para me animar a procurá-lo.

M. said...

Onde você tem locado os filmes, na Classic, na SMS?

Beijos, moça.

Ah, esse filme parece ótimo.

BLOGDOED said...

Opa grande dica, amiga! Vou busca-lo na locadora!!!! E depois volto pra contar o que achei!


Olha, teu blog já está lincado no meu. Ficaria feliz se fizesso o mesmo por mim.


Virei sempre.


Bjos

MH said...

Puxa vida..dica boa. Tava passando por acaso, vi a porta aberta e resolvi entrar. E não é que gostei

: )

Paloma Engelke said...

Parece muito bom. Vai pra lista também! Acho que vou ter que omeçar a assistir os filmes da lista quando voltar do carnaval, senão ela vai acabar gigantesca! Cinema romeno, nunca assisti nada de lá. Pra tudo tem a primeira vez! Ah, indiquei teu blog pro selo 'é um blog muito bom sim senhora', você pode pegar o selo e indicar mais cinco blogs, ou não, vc que sabe! Beijo.

Celeste Garcia said...

Filme romeno...eu nunca vi um filme romeno ._. ! rs