terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tudo sobre minha mãe (1999)

É até difícil falar de um filme tão grandioso e tão forte como 'Tudo sobre minha mãe'. Com pequenas mensagens e grandes atuações, a obra-prima de Almodóvar emociona.

Depois de ter seu filho Esteban (Eloy Azorín), atropelado quando o leva para ver a peça 'um bonde chamado desejo', Manuela (Cecilia Roth) resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo (atriz da peça).

O filme é, principalmente, uma belíssima homenagem às mulheres.
Na obra, vale ressaltar a atuação de Antonia San Juan, que interpreta o travesti 'Agrado'. Eu gosto de deixar passagens dos filmes, dessa vez eu decidi colocar o antológico 'Monólogo de Agrado', uma das partes mais interessantes do filme, e, a
situação é baseada em fatos reais.

Almodóvar é um cineasta único. Há muito pouco o que explicar, muito pouco que seja racionalmente explicável. Almodóvar usa outros canais para se comunicar com seu público. Prefere o tato, as cores, os sons, os sentimentos. Assim como a personagem de Cecília Roth, sente e improvisa, e com isso, é capaz de fazer qualquer coisa.

'Cancelaram o espetáculo. Aos que quiserem será devolvido o ingresso. Mas aos que não tiverem o que fazer e já estando no teatro, é uma pena saírem. Se ficarem, eu irei diverti-los com a história de minha vida. Adeus, sinto muito [aos que estão saindo]. Se ficarem aborrecidos, ronquem, assim RRRRR. Entenderei, sem ter meus sentimentos feridos. Sinceramente. Me chamam Agrado, porque toda a minha vida sempre tento agradar aos outros. Além de agradável, sou muito autêntica. Vejam que corpo. Feito à perfeição. Olhos amendoados: 80 mil. Nariz: 200 mil. Um desperdício, porque numa briga fiquei assim [mostra o desvio no nariz]. Sei que me dá personalidade, mas, se tivesse sabido, não teria mexido em nada. Continuando. Seios: dois, porque não sou nenhum monstro. Setenta mil cada, mas já estão amortizados. Silicone... ¾ Onde? [Grita um homem da platéia]. Lábios, testa, nas maçãs do rosto, quadris e bunda. O litro custa 100 mil. Calculem vocês, pois eu perdi a conta. Redução de mandíbula, 75 mil. Depilação completa a laser, porque a mulher também veio do macaco, tanto ou mais que o homem. Sessenta mil por sessão. Depende dos pêlos de cada um. Em geral duas a quatro sessões. Mas se você for uma diva flamenca, vai precisar de mais. Como eu estava dizendo, custa muito ser autêntica, senhora. E, nessas coisas, não se deve economizar, porque se é mais autêntica quanto mais se parece com o que sonhou para si mesma. '

Ficha:
Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre, Espanha, 1999)
Gênero: Drama
Duração: 101 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora(s): Sony Pictures Classics / 20th Century Fox Film Distributing

Vencedor do:
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
Palma de Ouro de Melhor Diretor, no Festival de Cannes.
César de Melhor Filme Estrangeiro.
prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Grande Prêmio Cinema Brasil.
7 Prêmios Goya: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Cecilia Roth), Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Produção, Melhor Montagem e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Revelação/Atriz (Antonia San Juan), Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante (Candela Peña).

Tudo sobre minha mãe. É um filme obrigatório

Norma Desmond

31 Comments:

Unknown said...

Boa recomendação!

O blog não é muito o meu estilo, mas os filmes que você recomenda são ótimos!

Caique Gonçalves said...

"Tudo sobre minha mãe" é sem dúvida o mais rico e belo trabalho de Almodóvar, que vem se consolidando como um dos maiores cineastas da atualidade, alguns o consideram como o melhor. Excelente post e parabéns pelo blog, o meu também aborda a sétima arte

Abs
Caique
http://artividades.blogspot.com

Unknown said...

hum.. nunca tinha escutado falar desse filme..
mas boa a dica..
http://os-ligados.blogspot.com/

Ricardo Cazarino said...

Confesso que não conhecia este filme. Sempre tenho uma boa surpresa ao visitar aqui....
Até!

Isac di Sousa said...

A obra do "Pedrito" Almodovar é simplesmente demais! Apesar d'eu não conhecer há muito tempo seus filmes, posso dizer que todos que assisti até agora foram ótimos. Dois inesquecíveis pra mim foram "Kika" e "Má Educação".

Vou acatar a sua dica e com certeza, será a próxima obra desse grande diretor que eu locarei pra assistir!

Mega abraço.

Rafael Almeida Teixeira said...

Amo a 7ª arte.

Geovani Martins said...

vou ver esse filme, suas resenhas sempre me motivam a ver o filme recomendado... O que pelo menos comigo, é difícil de acontecer...

Agora, o interessante desse post, foi que enquando eu lia o 'desabafo do Agrado' eu inconcientemente, lia com voz de travesti oO

Valeu cara, ótimo blog, voltarei sempre

www.umacervejaemilharesdeideias.blogspot.com

Ninguém said...

Primeiramente mil perdões pela demora, isso não costuma acontecer, mas eu tive um pequeno imprevisto aqui em casa!
Mas agora me permitar falar que a tua indicação não poderia ter sido melhor já que ainda não assisti um filme de Almodovar que tenha deixado a desejar! Sou fã de carteirinha dele e já assisti "Tudo sobre minha mãe" e como sempre, adorei!

Rafael Almeida Teixeira said...

Lú o que vc me diz de cinema brasileiro?

Aguardando \o/

Rodolpho Costa said...

Legal seu blog. Bons comentários e avaliações sobre os filmes, esse blog parece muito promissor.
Gostei, mas esses não são estilos de filmes que me ligo muito, mesmo assim parabéns.

Ju Ogata said...

Muito bom teu blog. Não tinha ouvido falar desse filme ainda.
Mas vou procurar vê-lo!

Boa sorte!

Beijão*

Osmar Mesquita said...

ótima recomendação...
dizem que és otimo...
ah e outro filme que eu tinha comentado quando eu ver eu posto aki se achei legal

^^


http://bombadigital.blogspot.com/

Fabio Bustamante said...

parabens por este belo blog !!!!

Filipe Marques said...

Otima recomenda�o

Nélio Darck said...

excelente blog...e boa indicação de filme..final de semana garantido

RENATO BIAO said...

até q enfim um blog de cinema decente...
belas dicas,cultura garantida.

http://www.correleg.blogspot.com/

Duda said...

Nunca ouvi falar.. mas se você diz que é tão bom assim vou ver se encontro numa locadora! Adoro essas indicações.

;*

Unknown said...

ainda n assisti,
vou procurar
gosto de dramas

Paulo Dionísio said...

lindo blog
e boa indicações de filmes e tal
parabéns

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ said...

realmente parece bom, tomara que tenha nas locadoras daqui!
bejaum, espero que me viste

MH said...

Almodovar é um cara diferenciado. O tipo do cineasta ame-o ou odeie-o (aff, odeie-o é uma palavra feinha que doi heim). Eu gosto muito. Minha mulher e apaixonada. Ela tem ate uma almofada com essa foto do filme. Show de bola. bj

Lau said...

"Almodóvar é um cineasta único."

Concordo em todos os sentidos da frase, e com nosso amigo acima (mh), ame ou odeie.
Ótimas recomendações, eu ainda não tinha ouvido falar, mas se prestigia as mulheres...vamos ver ^^

Parabéns =D
Blog Incrível, nada de resenhas maçantes de críticos que só fazem isso e acabam generalizando tudo =D
Adoro!


E muito obrigada pelos elogios nos comentários, fico muiti feliz com isso. Obrigada de coração mesmo x)

Boa Semaaaaaana ;****

www.laseltsam.blogspot.com

Isabela said...

mais um excelente filme!

Vinícius Rodovalho said...

Nunca assisti esse filme, mas com tantas recomendações, penso em fazê-lo. Rs. Grande Almodóvar.

P.P.P.P.P.S.: Aquela hisória pe real sim, e eu usei todos esses "p" porque você disse que estava faltando. Rs.

Dominique said...

Show de filme! faz algum tempo que eu o vi, mas é muito massa!
Um cheirinho

Paulo Roberto said...

tbm vou ver se assisto!

Mas um Pernambucano brilhando aqui na blogsfera.

AbraçO!

Anônimo said...

Deu uma vontade de assistir!!!
Pode deixar... não vou tomar remédio não... pelo menos vou tentar, não vou negar que a vontade é gigante...
Obrigada pelo conselho e retorne sempre ao meu blog!
Um super beijo

BLOGDOED said...

Cada vez melhor teu blog!


Ese é um dos grandes trampos do espanhol!

Brilhante diretor!

VCs fizeram uma ótima escolha para representa-lo!


bjos

Feänor said...

Nossa, vocês estão à toda! rs

Olha, eu confesso que nunca fui muito fã das películas do Almodovar, mas... Coincidentemente, uma amiga já havia me recomendado este filme, então, talvez acabe dando uma (última) chance a um filme dele.

Nada contra o gênero ou o estilo do diretor, mas... Sei lá, não rolou aquela "química" entre nós rs

Eu fiquei bem interessado nesse outro filme que vocês recomendaram, o 4 meses, 3 semanas e 2 dias... Lendo a descrição, senti uma certa proximidade com o 1984, o que é ótimo!

Uma pergunta sobre ele: Saberiam me dizer se o filme foi filmado na Romênia? Apesar da história do filme se passar lá, é possível que tenham escolhido outro lugar...

Pergunto isso porque, se for filmado lá, só a cenografia já valeria o filme... (é que eu adoro a Romênia rs).

Ainda to devendo umas indicações pra vocês... Pensarei em algo.

Beijos, meninas! Continuem com as ótimas indicações, vou precisar delas no carnaval rs

MH said...

passei so pra dizer oi

Hiran Pinel said...

adorei a transcrição do que ficou conhecido como o monólogo de Agrado... Eu sempre tento agradar aos outros, por isso sou autêntica kkk Hiran Pinel, Vitória, ES.